segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Infectologista do Emilio Ribas fala sobre a prorrogação das férias escolares

Em entrevista ao Educar para Crescer, o infectologista Caio Rosenthal fala sobre a medida de adiar o retorno às aulas, recomendada pelos governos de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná e Distrito Federal. Rosenthal pertence ao corpo médico do Instituto Emílio Ribas, um dos centros de referência no combate à gripe suína no país, e é consultor de escolas da capital paulista que decidiram prolongar as férias, como o Colégio Santa Cruz.
1) O senhor concorda com o prorrogação das férias escolares?
Rosenthal: Sim. A medida é acertada, pois esse período do ano pode aumentar o risco de contágio de todas as gripes, inclusive a suína. Ter 40 ou 50 crianças juntas, em um ambiente fechado, com janelas fechadas, como acontece em escolas nesse período do ano, pode disseminar a doença.
2) Adiar as aulas em uma ou duas semanas é eficaz no combate à gripe suína?
Rosenthal: Vamos avaliar o impacto dessa medida em uma semana. O aumento da temperatura diminui o risco de contágio de todas as gripes (suína incluída) e resfriados. Por isso, esperamos que o tempo melhore, mas não há como prever isso.
3) As crianças não correm o risco de contrair a doença em outros locais?
Rosenthal: Sim. Crianças e adultos podem contrair a gripe suína em elevadores e outros ambientes fechados, sem ventilação. A decisão de fechar as escolas tem mais a ver com o fato de expor muitas crianças à condições que podem disseminar a doença.
4) A vacina contra a gripe comum e a pneumonia têm validade contra a gripe suína?
Rosenthal: Não. Essas duas vacinas são importantissimas para evitar as doenças a que são destinadas, mas nenhuma delas combate a gripe suína. Ainda não há vacinas contra o vírus H1N1, que causa à doença.
5) Qual é a melhor medida de higiene?
Rosenthal: Lavar muito bem as mãos com água e sabão. O sabão mais simples dá conta de higienizar as mãos de forma adequada. Não é necessário usar álcool em gel, nem sabonetes caros. 6) Qual é a conduta correta para os pais?
Rosenthal: Evitar o contato de seus filhos com doentes. Lembro que indivíduos contaminados podem transmitir o vírus um dia antes da manifestação do primeiro sintoma e até 7 dias depois da manifestação do primeiro sintoma.

Nenhum comentário: