sexta-feira, 7 de novembro de 2008

QUEM FORMA BONS LEITORES /ESCRITORES



A família, oferecendo um ambiente onde os materiais de leitura e escrita estão presentes dando o exemplo (ou seja, lendo e escrevendo).
A escola, alfabetizando e depois continuando (em todos os níveis de educação) a tratar de leitura e escrita em todas as matérias, e não apenas nas aulas de Língua Portuguesa.
A sociedade, oferecendo um ambiente cultural rico e encorajador, com muitas experiências de letramento, no qual todas as pessoas possam se sentir incluídas.

LER BEM, ESCREVER BEM

Quanto tempo de leitura?
15 minutos por dia é uma boa média para o contato com livros e outros materiais de leitura.
Claro que nada impede, e é até desejável, que esse tempo seja aumentado!
Para os bem pequeninos, é bom deixar os livros ao alcance da mão, para que brinquem,
manuseiem e folheiem. Esse é o primeiro passo para se tornar um leitor.

QUE TIPO DE LEITURA?
É bom praticar TRÊS tipos de leitura:
• leitura BÁSICA, com ajuda de um adulto ou jovem leitor mais experiente;
• leitura diária individual de ESTUDO, ao fazer as lições de casa e o trabalho escolar;
• leitura escolhida por PRAZER.

Os primeiros professores das crianças são os PAIS.Quanto mais ricas forem as experiências que eles proporcionarem, melhor seráo repertório infantil para continuar aprendendo.

UM RITUAL DE LEITURA NA ROTINA DA FAMÍLIA

• Crie rituais de leitura reservando um tempo e um lugar especiais para curtir histórias sem interrupções.
• Aconchego é bom para reforçar a sensação de segurança e eliminar o estresse (que produz um hormônio capaz de bloquear a aprendizagem, segundo os cientistas).
• Crie efeitos sonoros para captar a atenção.
• Faça conexões entre a palavra falada e a palavra escrita, pois ouvir os sons em palavras é uma habilidade básica essencial para a leitura.
• Fale sobre a história, para reforçar a compreensão e a memorização.
• Leia de novo, e de novo, e mais uma vez, quando pedirem: a repetição ajuda a reconhecer e a se lembrar das palavras, e também a construir o pensamento seqüencial.
• Respeite o ritmo de seus filhos, sem forçá-los a lerem mais do que podem (isso pode esfriar o entusiasmo).
Fonte: Instituto Ecofuturohttp://www.ecofuturo.org.br/

Nenhum comentário: